Pesquisar neste blog

O que é câncer?

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012


O que é câncer?
O que causa câncer?
As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando ambas inter-relacionadas. As causas externas relacionam-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de um ambiente social e cultural. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente   pré-determinadas, estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas.Esses fatores causais podem interagir de várias formas, aumentando a probabilidade de transformações malignas nas células normais. De todos os casos, 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais. Alguns deles são bem conhecidos: o cigarro pode causar câncer de pulmão, a exposição excessiva ao sol pode causar  câncer de pele, e alguns vírus podem causar leucemia.Outros estão em estudo, tais como alguns componentes dos alimentos que ingerimos, e muitos são ainda completamente desconhecidos.
O envelhecimento traz mudanças nas células que aumentam a sua suscetibilidade à transformação maligna. Isso, somado ao fato de as células das pessoas idosas terem sido expostas por mais tempo aos diferentes fatores de risco para câncer, explica em parte o porquê de o câncer ser mais frequentes nesses indivíduos. Os fatores de risco  ambientais de câncer são denominados cancerígenos ou carcinógenos. Esses fatores atuam alterando a estrutura genética (DNA) das células.
O surgimento do câncer depende da intensidade e duração  da exposição das células aos agentes  causadores  de câncer. Por exemplo, o risco de uma pessoa desenvolver câncer de pulmão é diretamente proporcional ao número de cigarros fumados por dia e ao número de anos que ela vem fumando.

Os fatores de risco de Natureza Ambiental
Os fatores  de risco de câncer podem ser encontrados no meio ambiente ou podem  ser herdados. A maioria dos casos de câncer (80%) está relacionada ao meio ambiente, no qual encontramos um grande número de fatores de risco. Entende-se por ambiente o meio em geral (água,terra e ar), o ambiente ocupacional (indústrias químicas e afins) o ambiente de consumo (alimentos, medicamentos) o ambiente social e cultural (estilo e hábitos de vida).
As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os “hábitos” e o “estilo de vida” adotados pelas pessoas, podem determinar diferentes tipos de câncer.


Tabagismo
Hábito Alimentares
Alcoolismo
Hábitos Sexuais e Câncer
Medicamentos
Fatores Ocupacionais
Radiações
Hereditariedade

São raros os casos  de cânceres que se devem exclusivamente a fatores hereditários , familiares e étnicos, apesar de o fator genético exercer um importante papel na oncogênese. Um exemplo são os indivíduos portadores  de retinoblastoma que em, 10% dos casos, apresentam história familiar deste tumor.

Fatos sobre o Câncer – O que você sempre quis saber e, até agora, ninguém lhe contou.
Câncer é uma palavra  derivada do grego “karkinos.“
Câncer não é uma doença única, mas 200 doenças distintas cada uma delas com suas próprias causas,  história natural e tratamento.
* O câncer compreende um grupo de doenças que aflige a raça humana e a animal
* O câncer é caracterizado por um crescimento autônomo,desordenado e incontrolado de células que ao alcançarem um certa massa,comprimem invadem e destroem os tecidos normais vizinhos.
* Não se conhece a causa ou causas  de 85 a 90% do câncer.
* Câncer ambiental é aquele em que o meio ambiente tem papel direto ou indireto em sua  causa.
*Em 1802, na Inglaterra, o “Comitê da Sociedade para melhorar as condições e conforto  dos pobres” colocou entre 13 perguntas a seguinte:
“ Há alguma influência do clima ou das condições locais que facilitem qualquer tipo de câncer em qualquer parte do corpo?”
* Os estudos epidemiológicos indicam que os fatores ambientais são importantes na causa da maioria dos cânceres. De 80% a 90% dos cânceres resultam de fatores ambientais (Higginson&Doll).

- A idade é a determinante mais importante para o risco de câncer.
Na maioria dos carcinomas ( Ca epiteliais) as taxas de incidência aumentam constantemente com a idade. Isto se explica pelo efeito cumulativo da exposição a diferentes tipos de carcinógenos. Para alguns tipos de tumores (leucemias,lla e tumor de testículo) a maior incidência ocorre nos primeiros quatro anos  anos de vida e entre os 20-24 anos, respectivamente.
* Fumar dá câncer.
* Exposição excessiva ao sol aumenta o risco de câncer da pele.
* O câncer ocorre a qualquer idade, porem é mais frequente em pessoas de idade avançada.
* A cura do câncer é definida como: ausência de tumor após o tratamento,por um período de vida tão longo como o do aquele que não teve câncer.
* O câncer NÃO É uma desgraça social, uma punição divina ou um estigma pessoal.
* Os oncologistas, com as novas tecnologias e tratamentos, hoje oferecem maior  índice de cura respeitando a dignidade do ser humano, sua qualidadede vida e relacionamento familiar e social.
* A cura do câncer depende de tratamento multidisciplinar.
* Os fatores ambientais (macro e micro) são responsáveis por 80% dos tumores malignos, e os fatores endógenos e genéticos responsáveis pelos outros 20%.
* América Latina tem alta incidência de  tumores associados com a pobreza (colo do útero e estômago).
*Os dados de mortalidade mostram que os tumores malignos ocupam os primeiros lugares em todos os países, e a tendência é de aumentar na faixa etária de 45-65 anos.
*A faixa de mortalidade por câncer  é maior entre as mulheres do que nos homens em todos  os países, numa faixa etária de 34-64 anos.Isto se explica pela alta incidência de colo de útero e mama.
*Alguns tipos de câncer, se diagnosticados em tempo e tratados corretamente, têm cura.
*As crianças reagem melhor ao tratamento oncológico.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © -2012 Dra. Estética All Rights Reserved | Template Design by Favorite Blogger Templates | Blogger Tips and Tricks